Sling bag: empreendedoras criam marca de bolsas que é sucesso na novela “Travessia”
Compartilhe este artigo
Descobrimos três mulheres incríveis que estão por trás da marca de bolsas usadas pela personagem Helô, interpretada pela atriz Giovanna Antonelli, em Travessia. Diretamente de Niterói (RJ), encontramos a marca RAIZ, criada pelas sócias empreendedoras Tati Amim, Karina Aguiar e Marianna Mota.
Com modelagens exclusivas, peças limitadas, qualidade nos materiais e a personalização do “handmade” a marca RAIZ, entrega sentimentos únicos a cada produto lançado. Uma das sócias, Marianna, conta que em apenas três meses de marca já desenvolveram 30 variações da sling bag!
As sling bag da marca RAIZ, traz em seu DNA um diferencial com edições de peças limitadas, portanto, você não encontrará ninguém usando uma bolsa como a sua, tornando o acessório ainda mais especial e único.
Acessório versátil: queríamos fazer um produto tamanho único que pudesse ser usado de várias formas, ser inclusivo, mas com personalidade para cada um colocar o seu “tempero pessoal”.
RAIZ
As bolsas da RAIZ, possuem alças removíveis, permitindo a troca das alças de acordo com seu gosto e estilo.
Fashion à Porter: Por que o nome RAIZ e como surgiu a marca?
RAIZ: O nome RAIZ veio da necessidade de criarmos algo que nos representasse. Somos 3 sócias de personalidades bem distintas, mas temos em comum o fato de acreditarmos que o que vem de dentro é verdadeiro e forte. O DNA da marca é a versatilidade, unida a um estilo livre que não tem distinção entre sexo, idade, cor ou raça, mas sim, em um comportamento original, autêntico e genuíno.
Somos 3 amigas (uma que sempre trabalhou na área comercial, a Tati Amim, eu, Marianna do Marketing e a Karina, estilista) e queríamos fazer um produto tamanho único que pudesse ser usado de várias formas, ser inclusivo, mas com personalidade para cada um colocar o seu “tempero pessoal”. No início pensamos em roupa, mas nenhuma fluiu como gostaríamos. Foi quando partimos para os acessórios. Desenhamos a sling bag depois de vários testes de produto, medições, até chegarmos no formato e tamanho ideal. O produto caiu na aceitação de todas as pessoas próximas e amigas que mostrávamos e depois partimos para incrementá-lo com forros, alças avulsas, correntes… Cada cor lançada nos envolve em muitas escolhas, até chegarmos a uma peça onde as 3 acham incrível. Como temos gostos diferentes, quando as 3 aprovam, é o que dará match certamente!
Fashion à Porter: A moda sempre fez parte da sua vida?
RAIZ: A Tati Amim e a Karina Aguiar sempre trabalharam com moda. Karina já teve marca própria de roupa e a Tati trabalha há mais de 33 anos no ramo, sendo seu último desafio 22 anos no Grupo Soma, e 17 anos como Supervisora do grupo. Eu tenho uma sociedade no ramo de eventos infantis há mais de 10 anos e trago uma bagagem anterior de grandes empresas, onde desenvolvi produtos e serviços, sempre na área de Marketing e Atendimento ao Cliente.
As sócias: Tati Amim (à esquerda), Marianna Mota (ao meio) e Karina Aguiar(à direita).
Fashion à Porter: De onde vem as inspirações? Como funciona o processo criativo?
RAIZ: A inspiração vem de mulheres com ATITUDE, AUTONOMIA e ESTILO, que necessitam de um dia a dia prático, sem abrir mão da beleza e de sua PERSONALIDADE.
O processo criativo começa na escolha do couro (uns mais leves, outros mais encorpados, mas sempre buscando um produto que “vista bem no corpo”). Depois do couro escolhido partimos para a escolha dos aviamentos, ferragens e dos forros, fazendo uma análise cromática das possíveis combinações. Só finalizamos uma escolha quando as 3 sócias aprovam o mix proposto. Nosso olhar diferenciado promove uma maior aceitação da peça que gostamos juntas. Cada sling bag e seu mix é muito pensado, não queremos nenhuma “mais ou menos” pq queremos que a pessoa que adquira a SUA sling, se encante e se apaixone pela sua escolha!!! Temos só 3 meses de vida e já quase 30 variações da sling bag!
Fashion à Porter: Como foi a sensação de ver a sua marca na novela Travessia? Esperava todo esse sucesso?
RAIZ: Foi muito prazeroso!!!! A Giovanna Antonelli é uma mulher que nós 3 admiramos e ela que teve a iniciativa de levar a bolsa para sua personagem, Helô na novela. Desde 31 de dezembro ela vem usando. A delegada Helô é uma mulher forte, verdadeira e que além de estilosa precisa estar de mãos livres para sua agilidade na profissão, ou seja, foi uma super sacada ela ter aderido à sling bag que tem esse benefício das mãos livres como um de seus pilares. Já tem 4 modelos com ela e cada vez que aparece para gente é a certeza que acertamos em cheio!!!
Sendo a Giovanna, uma atriz com credibilidade em lançamentos de produtos, e aprovando o nosso…reforçou nosso feeling do acerto da nossa sling bag.
Fashion à Porter: Na hora de pesquisar por matérias-primas para as produções, qual é o papel da marca sobre consumo consciente?
RAIZ: A versatilidade do produto tem uma proposta de variedade (alças, correntes, provocando variações que se adequam a cada personalidade), o que também faz com que uma mesma sling bag possa ser usada para o dia a dia mas também para uma ocasião mais arrumada à noite.
Estamos iniciando mais profundamente esse olhar, construindo novos produtos a partir das sobras (será a Sling mix), com pesquisas de couro de planta e testando lona de caminhão. Além disso, pegamos pequenos couros, que não seriam aproveitados para fazer edições limitadas! E vamos ter outras peças menores, como porta lenço, bolsa para carregar garrafa térmica… que farão um aproveitamento dos couros usados na Sling bag. Vem novidades por aí, temos oportunidade nesse mercado.
Fashion à Porter: Slow fashion ou fast fashion?
RAIZ: Com certeza slow fashion, apesar das dificuldades de conseguir matéria prima, construir um produto com preço comercial e acessível, mas nossa cabeça está nessa direção. Alimentamos uma cadeia de artesãos, valorizamos o handmade, mesmo que isso encareça a linha de produção, faz mais sentido para o que esperamos para marca e torna o produto mais humanizado e único.
Além de garantir a qualidade, com a energia da experiência envolvida!
Fashion à Porter: Quais são os planos da RAIZ para o futuro?
RAIZ: Trabalhamos com produto utilitário, versátil e matéria prima resistente. Acreditamos na variação sobre o mesmo tema, como um produto que pode ser muito usado de várias formas e maneiras. Isso vale para as próximas criações.
Mais do mesmo, intervenções artísticas, alças que se conectam com outra criação, ouvimos e sentimos muito a necessidade das pessoas antes de produzirmos algo novo, testamos, usamos, e desejamos que esse olhar de tornar o dia a dia mais prático, com liberdade de expressão e estilo próprio seja nosso grande ganho, surpreendendo e facilitando momentos especiais, viagens, ocorre, com pegada moderna e com liberdade de expressão.