Soft bangs: franja leve e fina está em alta
Compartilhe este artigo
A franja é o corte de cabelo que tem o poder de harmonizar e transformar o visual. Além de versátil, a franja ainda continua em alta para esta temporada.
O Tudo Pra Cabelo aposta na tendência das franjas leves e traz dicas do renomado Ulisses Petri sobre como escolher o corte ideal para cada tipo de cabelo e também como cuidar dos fios para manter e ter a franja dos sonhos.
As tendências de cabelo vêm e vão, e a melhor coisa a se fazer é experimentar algo diferente. E, diretamente das passarelas e dos looks de street style, as famosas franjas voltaram à cena no mundo das celebridades que circularam no tapete vermelho.
Famosas como Lily Collins, Hailey Bieber, Miikka Skaffari, Dua Lipa, Rihanna e Gkay, estão na lista das famosas que aderiram recentemente ao corte.
Por trazer uma moldura sutil e muito bonita para o rosto, esse tipo de franja está conquistando a cabeça e o coração de muitas mulheres. A verdade seja dita, a franja tem muita versatilidade, e embeleza todos os tipos de cabelo e formatos de rosto.
As possibilidades em aderir ao corte soft bangs são inúmeras e é muito importante saber escolher o tipo mais adequado para cada pessoa, a Tudo Pra Cabelo, ouviu o renomado hair stylist Ulisses Petri em busca de mais dicas, truques e cuidados.
Além disso, o hub de conteúdo de cabelos da Unilever acaba de publicar uma galeria com inspirações sobre o tema para quem está na fase de pesquisa por referências antes de agendar com o cabeleireiro.
Rejuvenescendo o visual
As franjas mais leves e desfiadas são perfeitas para rejuvenescer o visual. O corte é feito em camadas com caimento para as laterais e o cabelo é usado dividido ao meio. “Antes 80% das minhas clientes tinham preferência por uma franja menor. De um tempo pra cá, as curtain bangs são as mais pedidas”, revela Ulisses.
Textura do corte
Seu diferencial não está ligado apenas ao volume e à textura, mas principalmente ao estilo e formato. “Deve-se ter atenção na textura do corte pois é comum as franjas com muitos fios ficarem pesadas e meio blocadinhas. Para dar mais leveza é indicado desfiar, entrelaçando a densidade e criando fendas para que os fios se movimentam melhor. Ficando assim menos maciça”, explica. “Também é importante considerar a quantidade de fios na região de franja, a geografia da raiz se tem redemoinhos e a curvatura dos fios (cacheados, lisos, com frizz)”, completa, reiterando que não existe certo ou errado e o que vale é usar algo que represente bem o que se quer expressar como identidade.
O especialista Ulisses Petri ainda explica que dá para deixar uma maior concentração de fios na lateral do rosto, com entrecortes em camadas ultrafinas para que parte da testa apareça e crie o efeito ideal, como também é possível criar camadas mais longas ao redor do rosto, antes de igualar à altura do corte de todo o cabelo.
Caso você esteja indecisa sobre a escolha, peça para o cabeleireiro ir cortando aos poucos, assim é possível avaliar o comprimento e espessura até encontrar o que mais agrada. Depois do corte, é só saber usar toda essa leveza a seu favor e apostar em looks que valorizam seu novo visual.
Cuidados diários
Depois de aderir às franjas, fique atenta aos cuidados especiais que precisam ser incorporados à rotina. Vale lembrar que elas exigem controle e são estilos de alta manutenção, o que significa que podem não ser tão práticas no dia a dia.
As soft bangs são consideradas levemente mais complicadas de cuidar pois precisam ser aparadas com uma frequência um pouco maior do que outros estilos. Além disso, quando se trata de finalização, as versões de franjas mais finas costumam não ficar muito tempo no lugar. “É comum que a pessoa com franja fique passando bastante a mão na região e isso tende a deixar os fios oleosos, por isso indico fazer uso de um shampoo a seco que consegue absorver a oleosidade e dar uma textura mais fresh e despojada”, recomenda o especialista.