Pappagallo Cucina honra a tradição italiana neste Dia Mundial da Lasanha
Compartilhe este artigo
Restaurante do chef e empreendedor Pedro Mattos, localizado na região dos Jardins, é referência gastronômica no roteiro paulistano quando se trata de uma boa lasanha
A Lasanha é um prato clássico e saboroso da culinária italiana, que ganhou fama e conquistou corações ao redor do mundo. De tão apreciada, a iguaria ganhou uma data para chamar de sua, e anualmente o dia 29 de julho marca o Dia Mundial da Lasanha. Com sua combinação de massa, molho de tomate, queijos derretidos e recheios variados, ela é uma verdadeira representante da riqueza gastronômica da Itália.
A história da Lasanha remonta a tempos antigos, e suas origens são muitas vezes atribuídas aos antigos gregos e romanos. Acredita-se que as camadas de massa e molho já eram combinadas em preparações culinárias dessas civilizações, mas foi na Itália que a lasanha encontrou seu lar e desenvolveu sua forma característica. Com destaque no roteiro gourmet paulistano, o Pappagallo Cucina, espaço administrado pelo chef e empreendedor Pedro Mattos, honra a tradição italiana com a Lasanha Pappagallo incorporada em seu menu principal.
“Um dos elementos mais essenciais da lasanha é o molho de tomate. Na Itália, o molho de tomate é preparado de maneira simples e tradicional, utilizando tomates frescos, azeite de oliva, alho e temperos frescos como manjericão e orégano. Essa simplicidade permite que o sabor natural dos ingredientes brilhe, realçando a experiência gastronômica. O queijo também desempenha um papel fundamental na Lasanha italiana. A combinação de diferentes queijos proporciona uma harmonia de sabores”, explica Pedro Mattos.
Servida ainda na forma, a elaboração é uma experiência gastronômica tanto para o paladar, quanto para o olfato, já que assim que chega a mesa é desenformada diante dos olhos do cliente. A fonduta de grana padano, um creme de queijo, enche o prato e encobre a massa fresca à bolonhesa.
“A Lasanha italiana oferece infinitas possibilidades de recheios. Embora a versão mais clássica seja a lasanha à bolonhesa, feita com carne moída, o prato também pode ser preparado com cogumelos, espinafre, frutos do mar, vegetais grelhados e muito mais. Isso permite que a lasanha seja adaptada para atender aos gostos e preferências de cada um”, complementa o chef.
Em suma, a Lasanha ocupa um lugar especial na culinária italiana, não apenas por sua incrível combinação de sabores, mas também por sua história rica e seu poder de reunir as pessoas em torno de uma refeição deliciosa. O prato é uma verdadeira obra-prima da cozinha italiana, cujo sabor e encanto nunca deixarão de encantar os amantes da boa comida em todo o mundo.
(Com colaboração: Emilly Machado)