Pilates contribui para saúde das articulações e à prevenção de lesões
Share This Article
Técnica trabalha o corpo de forma global, melhorando não apenas a força, mas também a flexibilidade e o alívio das dores
A agitação do mundo moderno leva a muitos indivíduos a sofrerem com dores nas articulares e com lesões decorrentes de atividades físicas intensas ou pelo envelhecimento natural do corpo. O Pilates é uma abordagem eficiente e segura que promove a melhora na saúde das articulações e previne lesões.
O Pilates é um método global e dinâmico que fortalece a musculatura, alivia dores e melhora a rigidez articular. A fisioterapeuta Josi Araujo, da Pure Pilates, destaca que esse método é considerado seguro, eficaz e de baixo impacto, tornando-se uma opção ideal para pessoas com lesões articulares crônicas.
“O Pilates trabalha para fortalecer a musculatura, proporcionando alívio da dor e melhora da rigidez articular. Com o tempo, as articulações naturalmente tendem a desgastar, o que pode resultar em dores e inflamações. O método exige uma boa coordenação, além de estabilidade e preparação para a sobrecarga que esses movimentos repetitivos proporcionam. Dessa forma, promove controle respiratório, alinhamento postural e reequilíbrio muscular“, explica a fisioterapeuta.
O método também é recomendado para pessoas com problemas articulares pré-existentes. “O Pilates trabalha o corpo de forma global, melhorando não apenas a força, mas também a flexibilidade e o alívio das dores. É extremamente recomendado para pessoas com problemas articulares, pois os exercícios de mobilidade aumentam a amplitude de movimento das articulações, reduzindo a rigidez e a sobrecarga sobre tendões e ligamentos“, ressalta a fisioterapeuta.
Uma das grandes vantagens do Pilates é que ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Desde crianças, a partir dos 7 anos, até idosos que buscam manter a qualidade de vida, todos podem se beneficiar desse método. “O Pilates é para todos. Ele é adaptável às necessidades individuais de cada pessoa, trabalhando de forma personalizada para alcançar os objetivos de cada aluno“, afirma a professora.
Quanto às contraindicações para quem tem problemas articulares e deseja praticar Pilates, a fisioterapeuta destaca que não há contraindicações absolutas. Entretanto, é necessário ter cautela na aplicação de determinados movimentos, levando em consideração as particularidades de cada indivíduo.