Amarê Fashion coloca Goiânia em cena fashion nacional e internacional
Compartilhe este artigo
O Amarê Fashion 2023 coloca a cidade de Goiânia, nos holofotes do circuito da moda até o próximo dia 2 de setembro. Com desfiles, painéis, rodadas de negócios e uma série de atrações, a atenção com a sustentabilidade na moda tem destaque. O Agopa e o movimento Sou de Algodão retornaram a marcar presença no evento, visando estimular a moda responsável e o consumo consciente, aliados à reconhecida criatividade brasileira.
Durante o Amarê Fashion 2023, o movimento Sou de Algodão e a Casa de Criadores estarão com inscrições abertas para o terceiro Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. A iniciativa, que já revelou nomes como Mateus Cardoso, Dario Mittmann, Rodrigo Evangelista e Guilherme Dutra, tem como objetivo dar oportunidade para os estudantes de moda mostrarem toda sua criatividade e descobrir novos talentos do mercado.
A edição anterior, realizada em 2022, reuniu mais de 460 trabalhos de todo o Brasil, tendo como finalistas oito estilistas que carregaram a mesma ideia: mostrar a identidade, a cultura e a história de seu povo. Pensando nisso, os organizadores procuram neste ano estudantes brasileiros que gostam de ousar e de desconstruir, além de ter a criatividade pulsando na veia.
A iniciativa tem como foco principal a revelação e o incentivo a novos talentos, além da divulgação do algodão como matéria-prima principal, para mostrar que tendência e responsabilidade andam juntos. Para isso, os participantes devem utilizar a fibra natural em, pelo menos, 70% da composição de cada look desenvolvido.
Os trabalho envolvidos poderão ser dos segmentos de moda masculina, feminina, alta costura, prêt à porter, fitness, homewear/loungewear ou streetwear. A seleção envolverá três etapas distintas: a primeira será a seleção dos semifinalistas, realizada por uma comissão organizadora. Serão escolhidos até 15 trabalhos de cada região brasileira, divulgados até o dia 17 de maio de 2024, via e-mail, mensagem de celular, perfil do Sou de Algodão, no Instagram, e pelo portal.
Os selecionados serão avaliados por uma comissão de jurados regionais e/ou nacionais do mercado de moda, e, dessa etapa, serão nomeados até dois candidatos de cada região, totalizando até 10 finalistas, que seguirão para a final, em desfile presencial a ser realizado na 55a edição do evento Casa de Criadores, em novembro de 2024. O vencedor entrará para line-up oficial da Casa de Criadores e deverá desfilar uma coleção na 56a edição do evento, a ser realizado no primeiro semestre de 2025. O movimento Sou de Algodão pagará um prêmio no valor de até R$ 30 mil.