Fashinnovation idealiza ampla rede de especialistas para discussão da moda e inovação
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Plataforma é uma universidade online gratuita onde os professores são alguns dos nomes mais respeitados e conhecidos da moda, design, mídia, varejo, negócios e tecnologia
O casal brasileiro Marcelo e Jordana Guimarães decidiu aliar dois importantes temas, moda e inovação, para formatar um dos principais eventos do calendário mundial e uma das grandes startups do meio digital, a “Fashinnovation“. Com residência em Nova York, desde 2018, Marcelo teve o cuidado de analisar o mercado e a percepção para enxergar que, na época, não existia nada semelhante com a proposta do evento que é unir a moda com a tecnologia.
A ideia do casal teve a aceitação de Diane von Furstenberg, Susan Rockefeller, diretor de engenharia do Google, Ivan Poupyrev, os fundadores do Shopify e representantes das Nações Unidas entre os grandes nomes que encabeçaram a primeira edição do evento. “Literalmente acabamos de enviar por e-mail uma ideia sem site e nada para mostrar no Google. Sabíamos então que havia uma demanda para o evento porque era muito rápido receber um sim de um e-mail frio. Nós pensamos: ‘Ok, agora realmente temos que fazer isso porque temos alto-falantes’”. relembra Jordana.
“Para atingirmos nosso atual posicionamento pontuamos, em primeiro lugar, onde estavam as pessoas e o impacto. Os negócios vieram em segundo lugar”, avalia a executiva A Fashinnovation passou de 1.000 convidados durante seu último evento físico em fevereiro para mais de 120 mil participantes de 190 países diferentes em seu primeiro encontro digital semanas depois. Os participantes fizeram login para ouvir 90 palestrantes diferentes, incluindo designers de moda nos EUA, fabricantes de tecidos na Nigéria e artesãos na Índia.
Com o compromisso de colocar as pessoas em primeiro lugar e promover novas conexões, hoje, juntamente com as Worldwide Talks semestrais, a Fashinnovation organiza missões empresariais, jantares privados e uma série de outros encontros com propósitos específicos. Para suas missões empresariais, a Fashinnovation embarca em viagens às principais cidades, incluindo Londres, Paris e São Francisco. Durante cinco dias, os participantes são levados a portas fechadas de algumas das marcas tradicionais mais reconhecidas, bem como das emocionantes startups da atualidade. “As marcas possuem como responsabilidade educar os consumidores, mas as plataformas e as comunidades, todos nós, temos de manter estes fóruns abertos porque, uma vez que as pessoas realmente compreendem coisas como a sustentabilidade, é aí que os comportamentos podem mudar”, destaca Marcelo.
A Fashinnovation é uma universidade online gratuita onde os professores que transmitem conhecimento são alguns dos nomes mais respeitados e conhecidos da moda, design, mídia, varejo, negócios e tecnologia. A determinação e a visão mais ampla de Jordana e Marcelo levaram a marca a contar com a colaboração com o Escritório das Nações Unidas para Parcerias, em reconhecimento da importância do trabalho que realizam para a sustentabilidade e a melhoria da indústria da moda global.
Recentemente, a Nasdaq abordou a Fashinnovation para tocar o sino da abertura da Bolsa de Valores de Nova Iorque e a Mastercard convidou Jordana e Marcelo para participarem na sua iniciativa de moda sustentável durante o Festival de Cinema de Cannes. “Quando você tem esses momentos como o Nasdaq, do nada, chegando e dizendo: ‘Queremos que você toque o sino de abertura com base no impacto que vimos você causar na indústria em direção à sustentabilidade’, é uma grande validação”, orgulha-se Jordana.
“Acho que nos diferencia é que ouvimos a todos. Somos uma grande comunidade, somos uma plataforma, somos eventos, mas o nosso objetivo é iniciar conversas que precisam ser realizadas, para compartilhar diferentes perspectivas para que todos nós possamos encontrar uma solução em unidade”, finaliza Marcelo.