Empreendedorismo social: bazares promovem economia circular e moda sustentável na periferia de São Paulo
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A iniciativa da Vocação se destaca como uma poderosa ferramenta de empreendedorismo social em rede, estabelecendo um ecossistema lucrativo que desempenha um papel crucial na angariação de fundos para projetos sociais.
O cenário da moda sustentável está em plena ascensão, com mercados como o “Mercado das Pulgas” na França, “Flea Market” nos EUA, e os conhecidos “Bazar” e “Brechó” no Brasil ganhando cada vez mais destaque. De acordo com projeções do Boston Consulting Group (BCG), o segmento de moda circular tem previsão de crescimento entre 15% e 20% até 2030 no Brasil, e 20% nos próximos três anos nos mercados estrangeiros, onde a prática já está mais consolidada. Nesse contexto, surge na periferia de São Paulo uma nova iniciativa social que promete revolucionar o mercado: um bazar em rede que reúne 13 brechós beneficentes de instituições sociais paulistanas.
O Bazar em Rede da Vocação, uma organização não governamental dedicada à inclusão produtiva de jovens, destaca-se ao oferecer uma solução para o desafio do escoamento de peças de bazares solidários. Com uma estrutura de gestão profissionalizada e visão empreendedora, a Vocação enxergou a oportunidade de criar um empreendimento social com proposta de valor diferenciada. Contando com duas amplas lojas físicas, cada uma com cerca de 500 m², o empreendimento oferece uma ampla variedade de produtos, incluindo roupas, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, além de acessórios em ótimo estado de conservação e preços acessíveis para a população.
Josmael Castanho, gerente de operações da Vocação e idealizador da iniciativa, destaca: “O problema da falta de vazão de produtos nos bazares das ONGs pode transformar uma ação beneficente, que deveria ser uma fonte de receita para as ações sociais, em uma grande dor de cabeça. Produtos de qualidade e alta percepção de valor ficam acumulados e, além de não alcançarem o seu potencial de gerar receita, ocupam espaços nas sedes das organizações e exigem tempo de dedicação dos colaboradores, dois recursos que, na maioria das vezes, já são bem limitados”. Ele complementa afirmando que a Vocação percebeu na dificuldade enfrentada pelas ONGs uma oportunidade de negócio com grande potencial de impacto.
Desde o seu início em 2022, foram investidos R$ 20 mil em novas tecnologias de gestão e comunicação. O perfil do Bazar Vocação no Instagram já conta com 17,4 mil seguidores, além de 12,9 mil seguidores na plataforma TikTok, onde o conteúdo atinge até 70 mil visualizações. Em 2022, a iniciativa gerou uma receita de R$ 204 mil, e a expectativa para 2023 é quadruplicar esse faturamento. Até setembro, já foram alcançados R$ 570 mil, e a meta é encerrar o ano com R$ 850 mil, recursos que serão direcionados para transformar vidas por meio da educação e geração de oportunidades de trabalho e renda.
Economia Circular e Sustentabilidade
Quando roupas, acessórios e outros objetos que já não têm valor de uso para o dono original são doados ou vendidos para brechós, eles iniciam um novo ciclo de vida, evitando se tornarem apenas mais resíduos para o planeta. Este processo, chamado de “economia circular”, é inspirado nos mecanismos da natureza, onde os processos de reabsorção são contínuos, em contraste aos sistemas lineares que têm um início e um fim.
Andressa Burgos, proprietária do brechó Desacervos em uma região nobre de São Paulo, é uma das clientes do Bazar em Rede da Vocação. Com formação em Criação de Moda e técnica em Figurinos, ela não apenas revende peças do Bazar Vocação em seu e-commerce e loja física, mas também as utiliza em suas próprias criações. Segundo ela, “a geração Z é muito preocupada com a sustentabilidade, e preza muito pela qualidade dos produtos. Por isso, a procura por opções de consumo sustentável é cada vez maior e, hoje em dia, os brechós estão virando uma tendência”.
César Coelho, gerente de controladoria da Vocação e responsável pelo bazar, destaca que “além de reduzir o descarte de peças utilizáveis, e assim o volume de lixo depositado no meio ambiente, os brechós reduzem também a demanda pela produção de novas peças, contribuindo para a redução da emissão de gás carbônico, do uso de água, de recursos naturais e de produtos químicos pela indústria”.
Além da proposta de reutilização, o Bazar em Rede da Vocação incorpora o conceito de sustentabilidade ao se instalar nas regiões de atuação da instituição. “Na contramão da tradição de bazares solidários de São Paulo, que ocupam as regiões centrais de fácil acesso, onde se concentram pessoas com maior poder aquisitivo, o Bazar Solidário Vocação atua de forma descentralizada, com preços acessíveis, possibilitando que pessoas de baixa renda acessem bens de consumo de qualidade e durabilidade a preço justo”, ressalta Coelho.
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