Bolsas de crochê com fios sustentáveis reforçam economia circular
Compartilhe este artigo
A coleção de bolsas de crochê da Eco.ar, pelo Instituto Lins Ferrão, é o fruto das mãos habilidosas de artesãs que tecem com fios sustentáveis, dando origem a produtos carregados de significado e criados dentro dos princípios da economia circular. Este projeto, um empreendimento social e ambiental do Instituto Lins Ferrão, que é um dos pilares do Grupo Lins Ferrão, surge a partir dessas mãos talentosas.
Este empreendimento está inteiramente alinhado com as práticas de desenvolvimento sustentável no que se refere ao ESG. Cerca de 300 kg de resíduos têxteis foram utilizados, passando por um processo de desfibramento para serem transformados novamente em fios, os quais foram empregados na confecção das bolsas. Vale destacar que toda a produção dos modelos é realizada por meio do trabalho social, fruto de uma parceria com a Avesol, uma organização de assistência social. Onze mulheres, provenientes de sete grupos de artesanato da região metropolitana de Porto Alegre, são responsáveis pela produção.
Segundo Fernanda Ferrão, presidente do Instituto Lins Ferrão, o propósito social do projeto visa oferecer um olhar de cidadania e capacitação para as mulheres envolvidas. “Para desenvolver essa coleção, as artesãs estudaram cada detalhe, tiveram um acompanhamento profissional com uma designer e se qualificaram para entregar produtos tão lindos”, afirma. Os recursos arrecadados serão direcionados para novos projetos do Instituto Lins Ferrão.
De acordo com Irmão Miguel Orlandi, presidente da Avesol, esta ação envolve mulheres que, com sua destreza manual, transformam simples fios em arte, trazendo alegria e transformação aos ambientes. “Nesse projeto, juntam-se as mulheres crocheteiras, que no fio reciclado e ressignificado, fazem uma nova leitura artística e entregam para a sociedade um produto que choca pela beleza e impacta pela história que contém atrás do design. Relembra-se e celebra-se assim, duas histórias, através da trama do fio, das mãos que crochetam fios, e a da Lojas Pompéia, que com o fio já tramado, transformam vidas e vestem a sociedade há 70 anos”, destaca.
Com uma edição limitada, serão lançados três modelos de bolsas de crochê, cada um disponível em quatro opções de cores: azul marinho, azul turquesa, preto e rosa. Esses itens exclusivos estarão à venda somente nas lojas Pompéia do Shopping Total, Iguatemi, Embarcadero, Florianópolis e também no e-commerce da marca.
2 Comments
Comments are closed.