Trama leva ineditismo à coleção desfilada na Brasil Eco Fashion Week
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Peças da coleção feitas por upcycling, foram apresentadas no evento de moda sustentável, com itens de criadores e ateliês que seguem essa técnica, em apresentação inédita, concebida 100% dentro de seus princípios
A Trama Afetiva, plataforma de convergência e pesquisa em design social sobre inovação para resíduos da indústria têxtil, desfilou sua coleção de vestíveis durante o “Brasil Eco Fashion Week (BEFW)“. Com encerramento neste sábado (9), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o evento destacou o desfile que teve todos os itens feitos integralmente dentro da técnica de upcycling, revelando ineditismo na passarela através de sua própria abordagem coletiva.
A coleção, nomeada de Tudo pode Acontecer, foi idealizada pela estilista Thais Losso, diretora de moda da empresa, que orquestrou essa composição inteiramente feita de criações colaborativas sempre seguindo o upcycling, para reforçar o compromisso da plataforma com uma articulação coletiva para transformar a indústria têxtil e da moda em todos os seus níveis.
Os parceiros para a realização do desfile foram a AZLA (calçados), a Sagui Óculos (óculos de sol), a Revoada (bolsas) e Justine Le Lapin (acessórios). Também fazem parte o designer de superfícies Anderson Rubbo, da Silk na Goma (estampas em silk) e o grupo de crocheteiras Empreendedoras da Quebrada. Em três looks do desfile, modelos apresentaram objetos cênicos assinados pelo ator e artista plástico Nelson Baskerville. A trilha sonora, o sound designer Dan Maia, outro criativo parceiro, fez um upcycling musical: parte da música “Chuva”, interpretada por Gaby Amarantos e outras sonoridades, presentes no remix “Tropicanalha”, criado pelo DJ Ad Ferreira em 2013, foram retrabalhadas por Dan para o desfile.
“A frase Tudo pode acontecer diz muito sobre a liberdade de experimentações que constrói nosso processo criativo, além de falar das incertezas climáticas que nos rodeiam, um dia tempestade, noutro calor escaldante, caracterizando nossa participação no evento sustentável como um manifesto micropolítico por meio da moda”, declara Jackson Araujo, diretor criativo da plataforma digital.
A Trama potencializa cerca de 300 costureiras e catadoras mensalmente – em sua maioria, mulheres responsáveis pelo sustento de suas famílias. Todos os itens do desfile e as peças da Trama estão à venda na Feira da Rosenbaum e na loja Bafu, em São Paulo.