Ouro de upcycling: sustentabilidade no mundo das joias
Compartilhe este artigo
A importância da sustentabilidade ultrapassou o status de mero diferencial e se tornou um elemento crucial para a sobrevivência no cenário altamente competitivo. Segundo o mais recente estudo da agência norte-americana Union + Webster, 87% dos consumidores brasileiros expressam preferência por produtos de empresas que adotam práticas sustentáveis. Dentro dessa nova realidade no setor joalheiro, descobrimos a recém-lançada Eunoyah, que trabalha com ouro de upcycling e aceita peças antigas como parte do pagamento.
Lançada em novembro de 2023, a marca coloca a consciência sustentável como premissa de suas operações. “Por se tratar de um bem não-renovável, apostamos na reutilização do ouro proveniente de outras joias. Esse metal, tão precioso, pode ser derretido e transformado incontáveis vezes, sem perder a sua integridade e o seu valor”, explica Marcella Helena Bighetti, Diretora Criativa da Eunoyah.
A empresa demonstra que a economia circular, além de beneficiar o meio ambiente e a sociedade, também pode ser uma vantagem nos negócios. “Abrindo a possibilidade de colocar uma peça usada como parte do pagamento, nós estimulamos a recorrência e fidelização do cliente, e evitamos que joias fiquem paradas, ressignificando-as. Essa é uma tendência, inclusive, em marcas já consolidadas no setor”, revela Evelyn Canalli, responsável pelo departamento operacional.
No segmento de alta joalheria, a prática de transformar peças sempre foi comum. “Era muito comum ter joias de família que passavam por renovações ao longo do tempo, mas esse serviço perdeu força com a fast fashion, quando as empresas começaram a focar em criar coleções rápidas e temporárias, o contrário do que propomos”, destaca Marcella. A Eunoyah abraça o conceito de moda consciente, produzindo itens duráveis, com design exclusivo e em pequenas quantidades.
Origem do ouro de upcycling
Parte dos compromissos sustentáveis da marca é garantir que o cliente saiba a procedência do metal utilizado nas peças adquiridas. No caso da Eunoyah, esse processo é realizado por meio da tecnologia blockchain. Cada cliente recebe um QR code que permite acompanhar todo o ciclo de produção. “É a tecnologia a favor da inovação, conferindo muito mais credibilidade aos negócios”, afirma Evelyn.
Essa abordagem de rastreamento também é adotada em outros países, contribuindo para tornar a cadeia de metais preciosos mais sustentável.
2 Comments
Comments are closed.