Projeto Artesanato em Rede lança coleção Mulheres do Mar
Share This Article
Coleção produzida por mulheres artesãs da Comunidade da Graviola compõe ações do projeto que contou com formações durante o ano de 2023
O projeto Artesanato em Rede começa o ano com o lançamento virtual da coleção de moda “Mulheres do Mar“. A ação tem beneficiado 15 mulheres artesãs da comunidade da Graviola e entorno da Praia de Iracema, que compõem a Rede Graviola, um modelo de negócio social inovador e sustentável que contribui para a difusão da produção autoral das mulheres. O lançamento virtual acontece na próxima segunda-feira (22), pela página social da Rede Cria e na terça-feira (23), as peças estarão à venda nas lojas Colabora e BabaLab, ambas na Praia de Iracema, em Fortaleza.
A iniciativa tem o intuito de fomentar o empreendedorismo feminino reforçando a importância da atuação em rede como estratégia para fortalecer a autoestima e a força competitiva de artesãs no mercado criativo de Fortaleza. As artesãs passaram por um ciclo formativo que contou com workshops, oficinas, consultorias, criação de coleção de moda, participação em feiras e ampliação de canais de vendas nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado.
Artesanato em Rede está na sua 3ª edição e apresenta nova coleção que traz como tema central a relação das artesãs do coletivo Graviola com o Mar. As peças foram criadas pela designer de moda Joana Gurgel, a partir de grafismos concebidos pelo artista visual MDiasPreto, especialmente para o projeto. A Coleção Mulheres do Mar valoriza as cores, formas e belezas da Praia de Iracema e foi produzida manualmente pelas artesãs moradoras da comunidade da Graviola e entorno da Praia de Iracema.
“A coleção Mulheres do Mar é um trabalho feito por muitas mãos. Ela foi inspirada na relação de afeto das artesãs com o mar, na força do feminino e do coletivo. As peças produzidas em crochê e macramê carregam em cada trama as memórias, afetos e sonhos das artesãs e colaboram para incrementar suas rendas e fortalecer sua atuação em rede”, celebra a coordenadora do projeto Vivi Façanha.
A Rede Cria foi fundado em 2019, como incubadora criativa com foco no incremento das potencialidades de mulheres e crianças domiciliadas em comunidades de baixo IDH, localizadas no bairro Praia de Iracema em Fortaleza, promovendo o acesso continuado ao conhecimento, por meio de oficinas, consultorias, intercâmbio de saberes que colaboram para promover a transformação social sustentável deste território criativo de grande relevância para o município. Sua missão é promover o acesso à educação, a diversidade artística e cultural, a cidadania, a defesa e preservação do patrimônio imaterial do povo cearense.