Qualidade do sono: 3 técnicas de meditação para dormir melhor
Share This Article
A insônia é um problema comum entre os brasileiros, afetando a qualidade do sono de mais de 73 milhões de pessoas, de acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS). Embora os especialistas recomendem sete ou mais horas de sono por noite, muitos enfrentam dificuldades para descansar adequadamente, prejudicando sua rotina.
Ana Carolina Matos, profissional de educação física da TotalPass, uma das principais empresas de saúde integrada do Brasil, sugere que a prática da meditação antes de dormir pode ser uma excelente aliada para aqueles que buscam manter a saúde e garantir um sono reparador. “A falta de repouso adequado não apenas compromete o desempenho diário, mas também representa sérios riscos para a saúde a longo prazo. Portanto, é fundamental adotar medidas que promovam um descanso verdadeiramente revitalizante”, explica.
Pensando na qualidade do sono, a especialista lista três técnicas de relaxamento para ajudar a desligar o corpo e a mente
- Respiração 4-7-8: para praticar essa técnica, encontre um lugar confortável para sentar ou deitar. Concentre-se na respiração, inspirando pelo nariz e contando até quatro. Após reter o ar por um momento, conte até sete e expire lentamente pela boca, contando até oito. “Essa sequência de respiração pode ser repetida várias vezes, para ajudar a acalmar a mente e relaxar o corpo”, sugere Matos.
- Relaxamento Muscular Progressivo: antes de iniciar esta técnica, reserve um minuto para respirar profundamente. “Isso ajuda a preparar a mente e o corpo para a prática”, destaca a profissional. Em seguida, mantendo a respiração profunda, escolha uma parte do corpo, como os pés, as coxas ou os músculos posteriores da coxa, e contraia esses músculos por três ou quatro segundos. Depois de expirar completamente, relaxe os músculos e descanse por 10 a 20 segundos. “É importante esse processo com outros grupos musculares do corpo, seguindo uma progressão de baixo para cima. Ao final, todos os principais grupos musculares terão sido trabalhados, promovendo relaxamento e alívio do estresse”, completa.
- Atenção Plena (Mindfulness): para esta técnica, encontre um lugar confortável para sentar, como a cama ou outro local tranquilo. Cruze as pernas e mantenha o corpo relaxado, alinhando a postura para manter a coluna vertebral em sua curvatura natural. Coloque os braços à frente do corpo e as mãos sobre as pernas, abaixe o queixo e feche os olhos lentamente, concentrando-se na respiração e mantendo o abdômen contraído.