Maquiagem minimalista: o visual clean do Outono/Inverno 2024
Compartilhe este artigo
Assim como na moda, as tendências vão e vêm e, no mundo da beleza, a maquiagem minimalista ressurge como a tendência de uso de poucos produtos com apelo visivelmente natural e elegante, destacando os traços e valorizando ainda mais a anatomia do rosto.
Mas afinal, o que é uma maquiagem minimalista e como pode ser usada no dia a dia?
Em um passado não muito distante, você se lembra, quando os famosos tutoriais no YouTube eram aquelas maquiagens bem pesadas com camadas exageradas de produtos, como as bases e corretivos? Pois os tempos mudaram e atualmente essa ideia de “reboco” para obter uma pele “perfeita” não se aplica mais.
Com as mudanças no mercado da beleza, podemos encontrar produtos com acabamentos mais leves e fluidos que permitem a construção de camadas sem pesar. A beleza atual é realçar os traços do rosto, destacando o que temos de mais belo e natural em vez de encobrir todo o rosto.
Menos produtos significa menos chances de irritação na pele e, até mesmo, não obstrução dos poros. O que queremos é uma pele natural e saudável. E para isso você terá que criar uma rotina de cuidados, mas para isso procure um dermatologista especialista para indicar quais os produtos adequados para o seu tipo de pele. E, a partir daí, você poderá realçar ainda mais a sua beleza com seus cosméticos favoritos.
Quais são as dicas que devo adotar para uma maquiagem minimalista?
Para começar, substitua a base pesada por um BB Cream, protetor solar com cor, que é um dos cosméticos que estão mais em alta no momento. Esses produtos ajudam a uniformizar o tom da sua pele e ainda tem o alto potencial hidratação e ajuda a clarear e controlar as manchas de cravos, espinhas e melasma.
Como devo usar os corretivos?
Use o corretivo apenas em pequenas áreas que realmente necessitam, como as famosas olheiras ou pequenas imperfeições. Não há necessidade de exageros, menos e mais.
Quero finalizar a pele e realçar a minha beleza. Quais são as dicas?
Bochechas saudáveis: para um toque de saúde, aplique o blush de sua preferência nas maçãs do rosto, podendo ser líquido em creme ou pó. O ideal é aplicar em pequenas camadas e dar leve batidinhas com o pincel ou a esponja(isso ajuda a esfumar).
Iluminador: use o iluminador de forma sutil nos pontos altos do rosto como o arco do cupido, na ponta e centro do nariz, maçã do rosto, arco da sobrancelha, têmporas e canto externo das sobrancelhas.
Olhos: opte por sombras em cores neutras e capriche no rímel que alonga e define os cílios, sem aquele aspecto de grumos ou de fios grudados (patas de aranha). Defina a sobrancelha com gel com cor ou incolor, penteando os fios na direção que desejar.
Lábios: abuse dos batons cremosos e hidratantes em cores neutras, ou aposte nos mais diversos tipos de lip balm, lip gloss e gloss ou lip tint, tanto incolor ou colorido. Os tons vermelhos e rosados são os mais procurados. Lembrando que estes produtos são versáteis e também servem como blush e sombra.
Ou seja, a maquiagem minimalista é mais do que uma tendência. Posso afirmar que estamos indo em direção da sustentabilidade com essa grande demanda de produtos funcionais, com menos embalagens descartadas em rios, mares, ruas e oceanos.
Portanto, focar na beleza natural consiste em uma relação saudável e consciente. Pense nisso!