Alycia Lima comenta preparação para disputa do ‘Miss Universe Beauty 2024’
Compartilhe este artigo
O Miss Universe Beauty 2024, evento anunciado entre os dias 13 e 17 de novembro, na capital do Peru, Lima destacará o confinamento das candidatas, a ser composto por atividades individuais, coletivas e ações sociais no Puericultorio Pérez Araníbar, instituição dedicada à proteção de crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social e abandono.
O Brasil participará da disputa, tendo como representante a paulista Alycia Lima, que carrega consigo uma trajetória marcada por desafios intensos, como uma batalha contra a depressão que quase interrompeu sua vida na adolescência. Entretanto, ao superar esse período, descobriu uma força interna que levou a conquistar sonhos inimagináveis.
Atualmente, como Miss Brasil 2024, ela tem a honra de representar o país em um dos maiores palcos internacionais de beleza. Além do título, a jovem estrategista de marketing, formada em Comunicação, e a primeira de sua família a empreender e realizar o feito de sair do país.
A possível conquista da coroa de Miss Universe Beauty, permitirá a jovem a utilizar essa plataforma para amplificar a visibilidade das causas em que acredita e inspirar outras a seguirem em busca de seus objetivos. Ao longo de quatro anos, Alycia acumula a conquista de seis importantes títulos: “Miss Teen Embu-Guaçu 2020”, “Miss Teen Insta Blogger 2020”, “Miss Teen Embu-Guaçu 2023”, “Miss Teen Grande São Paulo 2024”, “Miss Teen Brasil Beauty 2024” e “Miss Brasil Petite Universe B. 2024”
Em conversa com o Fashion a Porter, ela não esconde a ansiedade e comenta sobre o período de preparação para mais esse importante disputa em sua trajetória.
Como acontece a preparação de uma candidata ao título de miss?
Gosto de dizer que é uma preparação “360°”. Estudamos oratória, questões da atualidade, idiomas. Em relação a questão da estética, os cuidados de beleza e da saúde para chegarmos ao palco sempre na melhor versão. E para a perfomance, tenho focado bastante nas provas que acontecerão durante o confinamento. Para isso, preparando: passarela, coreografias, trajes e apresentações. Para eleger uma representante, a organização sempre busca por um conjunto completo — por isso a importância de trabalhar todos esses pontos.
Explique como funcionaram as etapas regionais do concurso?
No último ano, participei de duas etapas seletivas. Em abril de 2023, representei o meu município, Embu-Guaçu, no estadual Miss São Paulo. Logo após surgiu o convite para levar o título de Grande São Paulo até o palco nacional. Participei então, em novembro, no concurso “Miss Brasil Culture”. Nessa competição, conquistei o título que me permitiria participar do internacional. Agora, representarei o Brasil no Miss Universe Beauty. Ressalto que para todas que possuem o mesmo sonho, é possível! A inscrição está disponível para mulheres de diversas idades, alturas e localidades — cada uma em sua categoria.
Você já avaliou suas concorrentes? Para você, quais são seus diferenciais em relação a elas?
Apesar da lista completa de participantes ainda não ter sido divulgada, já encontrei e conheci algumas concorrentes através das redes sociais, tendo a oportunidade de conversarmos e nos conhecermos desde já. Gosto de pensar que o meu principal diferencial está na minha história. Sei que enfrentarei candidatas também extremamente preparadas, entretanto possuo uma vasta experiência que me habilitou para conseguir avaliar e preparar tudo de forma técnica para este concurso, sabendo o que é esperado, desejado e admirado na sua futura representante. Podendo, então, entregar exatamente isso. Me sinto tranquila em dizer que estou bastante confiante para essa etapa. Foco na coroa!
Qual emoção de participar de um concurso desta grandiosidade?
Para mim, é a realização de um sonho. Claro, a ansiedade sempre aparece quando nos aproximamos da data, afinal queremos vencer. Me sinto extremamente grata por ter chegado até aqui. Feliz por saber que tanta gente acredita e abraça essa causa. Realizada, ao pensar na criança e na menina que fui, que se imaginava vivendo tudo isso e porque por outras vezes não sabia se conseguiria. É uma sensação única. Sentimento de dever cumprido.
Com o título quais serão as ações a serem desenvolvidas?
O título internacional traz uma visibilidade imensa. Pretendo usá-la para atuar em cada vez mais frentes dos assuntos que defendo. Seja através de eventos, ações, projetos e/ou conteúdos digitais, quero seguir espalhando discussões e informações sobre saúde mental, bem-estar emocional, autoconhecimento e cuidado. Meu objetivo é fazer com que o máximo de pessoas sejam alcançadas pela mensagem de que são muito mais do que os desafios que enfrentam, e que podem, e devem, ocupar cada vez mais espaços para si mesmas, realizar cada vez mais planos e sonhos, se tornar sua versão mais próspera e abraçar a beleza e capacidade de quem são.