Adriana Lima desfila para a Ferragamo no Fashion Week de Milão

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Para o Fall-Winter 2025 da Ferragamo, Maximilian Davis aprofunda a inspiração que vem extraindo do mundo da dança, explorando o trabalho do Tanztheater alemão e a expressão irrestrita de sua coreografia libertadora. Ancorada em ecos visuais das décadas de 1920 e 1980 – períodos-chave para a dança expressionista – a coleção investiga harmonias ao longo do tempo através da distinta visão de Davis.
“Os anos 1920 foram um momento de liberdade, de pessoas se rebelando e criando espaços para si mesmas”, diz Davis. Vestidos retos de seda ganham aplicações de renda na cintura baixa ou são combinados a tiras de pele de carneiro, enquanto detalhes típicos dos uniformes da época aparecem reinterpretados em couros utilitários e alfaiataria. Estampas oníricas surgem em flashes, enquanto bolsas adquirem um toque surrealista ao serem preenchidas com pele, e peças inspiradas nos bastidores da dança são completamente tricotadas em fios de jersey, resultando em formas fluidas e reinventadas. “A ideia surrealista de pegar objetos cotidianos e torná-los um pouco perturbadores é algo que considero muito interessante”, explica Davis. “Criar um senso de desconforto no esperado.”


Esse mesmo espírito inspirou os coreógrafos que revitalizaram o movimento Tanztheater nas décadas de 1970 e 1980. “Foi outra época de libertação,” reflete Davis. “A maneira como expressavam o amor através do movimento era inesperada, explorada de um jeito que, mesmo décadas depois, ninguém mais conseguiu replicar.” Ao longo da coleção, as dualidades poéticas das performances do Tanztheater alemão – diálogos emotivos entre amor e desejo, liberdade e controle, romance e paixão – são traduzidas em forma e matéria-prima: trench coats fluidos de cetim ajustados ao corpo com cintos, cashmere macio sobre a pele contrastando com couros brilhantes, plumas achatadas e papoulas desabrochando em hastes semelhantes a fitas.

As abundantes flores das campanhas dos anos 1980 da Ferragamo e de seus arquivos de calçados também aparecem reinterpretadas no footwear: flores em organza, couro e cetim transbordam sobre scarpins de bico amendoado ou, no caso das sandálias, se enrolam delicadamente ao redor das panturrilhas. Além disso, um novo salto wedge – inspirado na inovação de Salvatore Ferragamo de meados do século para um sapato inteiramente coberto – adotando uma forma alongada e futurista.

Para os homens, brogues clássicos e botas são reimaginados com a adição inesperada de zíperes ou com a textura rústica do couro de grão pesado.
Nos acessórios, flores de organza desabrocham sobre bolsas de festa, enquanto uma nova versão da Hug traz o icônico modelo dobrado e ajustado ao corpo com um cinto. A Hug também aparece como uma bolsa pouch de plumas, enquanto ela e a Soft Bag são reinterpretadas para refletir o espírito da estação.