Moda consciente: como criar um guarda-roupa atemporal e sustentável

Compartilhe este artigo
De acordo com dados da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), o varejo da moda registrou um desempenho positivo em fevereiro de 2025, confirmando o aquecimento do mercado. No entanto, segundo a pesquisa realizada pela fintech Koin, o comportamento desses consumidores têm mostrado mudanças significativas em relação à sustentabilidade. O estudo revelou que 87% dos entrevistados preferem comprar de marcas que adotam práticas responsáveis, enquanto 89% afirmaram doar peças que não utilizam mais — contribuindo para a economia circular e prolongando a vida útil dos produtos.
Além disso, um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que 74% dos brasileiros dizem ser consumidores ambientalmente conscientes. O dado reforça a mudança comportamental do consumidor, evidenciando a busca por peças versáteis e duradouras, mas que ainda se mantêm nas trendings da moda.
De acordo com o stylist e diretor criativo da AREIA, Adailton Junior, a chave para um estilo sustentável e versátil está em investir em peças atemporais e de qualidade. “A moda autoral busca expressar a identidade do indivíduo e do lugar, criando peças que vão além das tendências passageiras. Ao criar um guarda-roupa criativo e consciente, é possível usar o que já temos e dar nova vida às peças”, explica.
Segundo o stylist e estilista, o conceito de moda consciente vai além de evitar compras desnecessárias, mas envolve também a escolha de roupas que resistam ao tempo e que possam ser usadas em diversas combinações ao longo do ano. “Investir em peças duráveis e versáteis é essencial. Calças de corte reto, camisas de tecidos neutros e jaquetas estruturadas, por exemplo, são peças-chave que podem ser usadas em qualquer estação, sem perder o estilo”, afirma.
Para Adailton, a criatividade é um ponto crucial para um guarda-roupa sustentável, mas o segredo está na combinação das peças. “Um vestido de verão pode ser usado no inverno com a adição de um suéter ou jaqueta, criando um look novo e funcional. O objetivo é ser criativo, sem precisar recorrer às compras constantes”, reforça.
Além disso, o criativo destaca a importância de escolhas conscientes ao optar por peças que sejam atemporais e que tragam identidade. A marca AREIA, por exemplo, demonstra como a moda pode ser tanto sustentável, quanto estilosa. “As peças da AREIA são pensadas para resistir ao tempo, tanto no aspecto físico quanto no estilo. Isso permite que o cliente crie looks autênticos e duradouros, sem a necessidade de adquirir constantemente novas roupas”, reitera.
Em tempos em que a sustentabilidade se torna cada vez mais uma prioridade para os consumidores, adotar uma abordagem mais consciente ao consumir moda não significa abrir mão do estilo. Pelo contrário, desenvolver um guarda-roupa mais criativo, com peças que têm história e que podem ser reinventadas ao longo das estações deve ser uma prioridade para qualquer momento do ano.