Papada tem fatores combinados e tratamento individualizado

Compartilhe este artigo
Uma queixa muito comum nos consultórios de dermatologia é a da região papada, afinal, quem nunca tirou uma foto olhando mais para baixo, uma selfie, e se incomodou com esta região?
A papada deixa um aspecto mais envelhecido, pois atrapalha o contorno do rosto. Mas, o que acontece? Venho aqui falar de formas de melhorar esta região, com tratamentos em consultório.
Podemos ter questões associadas ou individuais, dependendo de cada pessoa e caso; então, podemos ter a papada por conta de flacidez ou a papada por causa de gordura localizada ou pode ser os dois, ao mesmo tempo.
Se a paciente está acima do peso, não está com hábito de vida saudável, muitas vezes, para tratar a papada e obter excelentes resultados, recomendo atingirmos um peso próximo ao ideal, com a prática regular de atividades físicas e acompanhamento de uma nutricionista. Emagrecendo, muitas vezes, a gordurinha da papada também reduz.
Porém, se a pessoa já está com hábito de vida mais saudável e ainda fica com aquela gordurinha localizada, temos alternativas de tratamento, que evitam o tratamento cirúrgico, que são a lipoaspiração de papada ou lifting da região, tratamentos com excelentes resultados, mas que são procedimentos um pouco mais agressivos ou que limitam um pouco mais o dia-a-dia da pessoa.
Temos alternativas de procedimentos para amenizar a papada, sem a necessidade de cirurgia. Existem medicações que ajudam a degradar essa gordura como as Enzimas, ou o Desoxicolato, que são medicações utilizadas com este intuito de trabalhar principalmente a gordura da pele nessa região.
Tratamentos em Consultório
Além da medicação, temos tecnologias, que além de ajudar na questão da gordura, melhoram a questão da flacidez, como o Ultraformer (o Ultrassom microfocado). Este tipo de ultrassom ajuda a degradar a gordura e ajuda a melhorar a firmeza da pele desta região.
Em alguns casos, em pacientes que têm essa combinação de gordura com flacidez, se elas fazem um tratamento focado só direcionado na gordura, isso pode gerar até uma piora, pois o excesso de pele pode ficar solto quando se trata a gordura.
Então, fazer uma combinação de uma tecnologia que vai ajudar na flacidez, isso é muito importante. É uma preocupação dos dermatologistas realizar um tratamento associado, para não gerar este tipo de piora.
Quando a gente pensa na flacidez, o Ultraformer é uma ótima alternativa, mas temos outras alternativas como a Radiofrequência, Estímulos de Colágeno, Fios que podemos aplicar diretamente nesta região, que vão ajudar a melhorar a firmeza da pele desta área.
Lembrando que quando a gente fala de flacidez e gordurinha localizada, as causas da papada, dificilmente algum creme vai gerar um resultado surpreendente. Os cremes têm uma ação superficial, sendo bons para ruguinhas finas, qualidade da pele, mas nas questões da papada dificilmente ter algum creme muito efetivo.
E lembrando também que em alguns casos precisamos estruturar melhor o rosto para ter um bom resultado na papada. Às vezes a pessoa tem a papada pode ser uma questão de flacidez no rosto, ou seja, o rosto inteiro está flácido, “derretido, o ligamento não está firme e a gordura acaba pesando nesta área; então, teremos de trabalhar toda a questão de reestruturação facial para ter um bom resultado na papada.
Sem contar que, para algumas pacientes, falta o contorno do terço inferior do rosto, que é muito importante para a estruturação do rosto . A paciente,por exemplo, quando não tem o queixo marcadinho, dificilmente fazendo só o tratamento para a papada terá um bom resultado; será importante estruturar melhor o queixo, que será um ponto de apoio, que vai gerar uma sustentação para a pele ficar mais esticadinha e para a gordura se posicionar no local adequado dela, melhorando todo o aspecto. Nestes casos utilizamos o Ácido Hialurônico e os Preenchedores.
Em resumo: a avaliação individualizada é muito importante. E é possível tratamentos não cirúrgicos com excelentes resultados. Espero ter ajudado. Conte sempre com um profissional. Cuide-se sempre!
Por Dra Priscilla Pereira, Dermatologista
A autora é Médica Dermatologista Priscilla Pereira, de Juiz de Fora (MG). Mora em São Roque e atende em consultórios nas cidades de São Roque e Ibiúna. Atua em São Paulo, capital, para a realização de Transplantes Capilares. Médica formada na ‘Universidade Federal de Juiz de Fora’. Fez Residência Médica em Dermatologia pela ‘Universidade de Mogi das Cruzes’. Especialização em Tricologia, Cosmiatria e Laser pela ‘Universidade de Mogi das Cruzes’. Transplante Capilar ‘Barcelona Hair Clinic’. Especialista em Dermatologia pela ‘Sociedade Brasileira de Dermatologia’. É membro titular da ‘Sociedade Brasileira de Dermatologia’.